top of page

Como surgiu a tatuagem ?

  • Foto do escritor: bejaminked
    bejaminked
  • 25 de nov. de 2018
  • 3 min de leitura

As nossas queridinhas tatuagens são febre hoje em dia e é difícil falar com alguém que não tenha ou que pelo menos pense em fazer no futuro.

Apesar disso tudo e do lifestyle que permeia essa prática a tatuagem não foi criada tão atualmente assim!

Os primeiros registros que temos sobre a Arte da Tatuagem vem do Egito a cerca de 4000 e 2000 a.C, também tendo registros dessa prática na Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia onde acredita- se que eles se tatuavam em rituais ligados a religião, afirmam alguns arqueólogos.

E se você encontrar aquela pessoa na rua e acha estranho ela ter tatuagem no rosto, fique sabendo que no Japão também existiam alguns povos que costumavam tatuar as faces, assim como alguns povos da Nova Zelândia e África.

Agora, se pra quem tem aquele pré conceito sobre tatuagem e diz que isso é modinha e que vai passar logo não ficou sabendo que já tem registros de múmias que eram tatuadas! Em 2015, reavaliaram a idade das duas múmias mais antigas tatuadas , identificou Ötzi como o exemplo mais antigo atualmente. Este corpo, com 61 tatuagens, foi encontrado embutido em gelo glacial nos Alpes, e datado de 3.250 aC.

A tatuagem na Europa antiga e medieval era um negócio mais "Hard Core", os registros escritos em grego sobre tatuagens são do século V aC. Os gregos e romanos usavam tatuagens para penalizar escravos, criminosos e prisioneiros de guerra.

Depois começou aquele processo de cristianização na Europa e as tatuagens eram muitas vezes consideradas elementos remanescentes do paganismo e geralmente proibidas legalmente. A Igreja na Idade Média baniu a tatuagem da Europa (Em 787, ela foi proibida pelo Papa), sendo considerada como uma pratica demoníaca, comumente caracterizando-a como prática de vandalismo no proprio corpo, afirmando em sua doutrina como maneira de violar o templo do Espírito Santo, o corpo, levando seus fiéis a uma forma verdadeiramente reta de louvor a Deus.

Aí nessa história toda que contei pra vocês fica aquela pulga atrás da orelha né?! De onde veio o termo tatuagem?

Bom, o termo veio do francês tatouage e, que vem, do inglês tattoo, tem sua origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau

O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau"(era o som feito durante tatuagem,em que eles usavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele, e você aí com medo do barulho da maquininha né?).




Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tattoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente. Porém o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.

Daí já da pra ter uma ideia o por que de muitos pais acharem que se você está fazendo tatuagem ou chega com aquele boy ou girl tatuado em casa que ele veio da prisão!

O primeiro tatuador profissional documentado na Grã-Bretanha foi estabelecido no porto de Liverpool na década de 1870. Na Grã-Bretanha, a tatuagem ainda estava amplamente associada aos marinheiros e à criminosos, mas a partir da década de 1870, se tornara moda entre alguns membros das classes superiores, incluindo a realeza. Porém uma clara divisão de opiniões sobre a aceitabilidade da prática continuou por algum tempo na Grã-Bretanha.

Como podemos observar ao longo de todo esse texto a tatuagem não é algo de agora e veio para ficar até o fim dos tempos, mas aqui no Brasil a tatuagem elétrica é uma arte muito recente, surgiu nos anos anos 60 na cidade de Santos e foi introduzida pelo dinamarquês Knud Harld Lucky Gregersen (também conhecido como Lucky Tattoo), que teve sua loja nas proximidades do cais, onde na época era a zona de boemia e prostituição da cidade de Santos.

Isto contribuiu bastante para a disseminação de preconceitos e discriminação da atividade. A localização da loja era zona de intensa circulação de imigrantes embarcados, muitas vezes bêbados, arruaceiros e envolvidos com drogas e prostitutas; gerando um estigma de arte marginal que perdurou por décadas.

Olha aí o porquê da discriminação de novo!

Hoje em dia, graças à informação pelos meios de comunicação a tatuagem vem atingindo todas as camadas das populações brasileiras sem distinções e ganha cada vez mais Tattoo lovers e graças a toda essa história que temos a oportunidade de contar tudo isso e compartilhar o mundo das tattoos aqui com vocês.

 
 
 

Comentarios


bottom of page